Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE O PESO PADRÃO PARA BALANÇAS!
O peso padrão para balanças é um instrumento de pesagem não automático (IPNA) que serve para a calibração do equipamento de pesagem. Esta peça é considerada um IPNA, pois requer a intervenção de um operador para manuseá-la enquanto a medição está sendo feita.
NORMATIZAÇÃO DO PESO PADRÃO PARA BALANÇAS
O peso padrão para balanças deve seguir rigorosamente às recomendações de fabricação da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e estar em conformidade também com a Portaria 233/94, publicada pelo INMETRO.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO PESO PADRÃO PARA BALANÇAS
Os pesos são classificados em 7 classes, de acordo com Regulamento Técnico Metrológico (INMETRO, 233/94). As classes dos pesos-padrão variam das peças com maior exatidão até as de menor exatidão, conforme se vê: (maior exatidão) E1 > E2 > F1 > F2 > M1 > M2 > M3 (menor exatidão).
Os critérios aplicados para a definição da classe do peso-padrão para balanças levam em consideração itens como a forma, o material utilizado, o tipo de ajuste e os erros máximos admitidos nas peças. Quanto à forma, o peso-padrão para balanças deve ser ergonômico, facilitando a manipulação da peça pelo operador.
Normalmente, as peças apresentam uma pega ou têm um aspecto mais geométrico. O material utilizado deve permitir a fácil visualização da marcação do valor nominal para aqueles pesos que precisam conter essa informação (usualmente, a partir dos pesos classificados como F1 para os de menor exatidão).
Por isso, é comum que os pesos-padrão sejam fabricados em aço inoxidável, ferro fundido ou latão – materiais resistentes à corrosão –, sendo o primeiro sempre aplicado às peças de maior exatidão.
O tipo de ajuste é importante para fazer a calibragem do peso-padrão para balanças após determinado período de uso. O mais comum é tipo de ajuste através de câmara.
Uma característica importante deste critério é que pesos das classes E1 e E2 (mais exatos) não possuem a câmara de ajuste, isto é, devem ser peças inteiriças, feitas do mesmo material. Mais um dos critérios para classificação do peso-padrão para balanças é quanto ao erro máximo permitido.
A tabela completa para a validação do peso nominal x classe pode ser encontrada na Portaria 233/94, publicada pelo INMETRO.
MOTIVOS PARA ADQUIRIR PESO PADRÃO PARA BALANÇAS
As balanças são equipamentos que exigem precisão absoluta na pesagem de qualquer volume e são requeridas por diversos segmentos.
Erros e imprecisões na medição podem levar a problemas sérios. Com o uso contínuo, as balanças sofrem desgaste, necessitando de uma manutenção, ou seja, a calibragem. Essa é a principal função do peso padrão para balanças. Na hora de comprar as peças para a manutenção de suas balanças, consulte a Balanças Jundiaí.
A empresa é referência na área de pesagem, oferecendo balanças rodoviárias, ferroviárias e rodoferroviárias, balanças tipo plataforma, indicadores digitais, balanças de fluxo contínuo, ensacadoras, além da prestação de serviço nas áreas de automação e conversão de balanças mecânicas em eletrônicas.
A Balanças Jundiaí tem acreditação pela RBC e está devidamente registrada no INMETRO.
Entre em contato e saiba mais!